Dia do Consumidor: Você já definiu sua estratégia?

O Dia do Consumidor é celebrado internacionalmente no dia 15 de março, e surgiu inicialmente nos EUA para proteger e relembrar os direitos do consumidor há anos atrás. Embora o significado se mantenha, com o tempo se transformou também numa oportunidade para o varejo brasileiro.

Se você ainda está por fora dessa tendência e o impacto dela, aproveite para conferir com a gente tudo de relevante para o Dia do Consumidor e entenda por que você precisa investir nessa data :)

Por que o Dia do Consumidor é importante?

No Brasil, o primeiro trimestre do ano traz oportunidades para o varejo, mas nenhuma tão abrangente e em larga escala quanto o Dia do Consumidor. A data é marcada pela reaproximação do varejo do próprio consumidor, anunciando ofertas especiais para os clientes.

Uma pesquisa divulgada pelo Think with Google, com dados de 2018 e projeções para 2019, ajudam a entender como a data é vista pelo próprio consumidor. Reunimos algumas informações para facilitar o entendimento, confira:

Como essa data é vista pelo consumidor

O consumidor procura por ofertas

A Black Friday é uma prova de que os consumidores estão cada vez mais ligados em datas como essa para caçar boas ofertas, e por isso o Dia do Consumidor tem surfado nessa tendência também. Cerca de 35 milhões de brasileiros já conhecem muito bem o Dia do Consumidor, e em 2018 pelo menos 73% começaram as pesquisas uma semana antes – fazendo o varejo se preparar antecipadamente também.

Índice de compras significativas

O brasileiro tem planos para gastar já no primeiro semestre de 2019, especialmente no Dia do Consumidor, contando com as lojas físicas (39%). Mas é importante lembrar que a decisão de compra e visita à loja ainda é fortemente influenciada pelo mundo online.

Proximidade da páscoa

Assim como na Black Friday, a data também é bastante procurada para antecipar presentes – e neste caso eles são da Páscoa. O que tem se mostrado bastante comum nos anos que se passaram é a procura por chocolates e produtos relacionados ao feriado. A procura acontece significativamente nos supermercados.

Como vender mais no Dia do Consumidor?

Agora que você já sabe como a data é bem vista por quem mais importa (o consumidor), está na hora de colocar em prática as suas ações e alavancar suas vendas!

Existem muitas formas de fazer isso, mas o melhor jeito é sempre envolvendo o cliente de uma maneira que ele se sinta valorizado. É importante também planejar com muito cuidado tudo que quiser pôr em prática, para garantir o melhor dessa data.

Pensando nisso, nós separamos 4 dicas para algumas ações que podem te ajudar a decidir o que fazer nesta data, e quem sabe te inspirar para algo novo.

1- Crie promoções e kits de venda

Faça promoções que ofereçam vantagens aos clientes. Você pode oferecer determinado produto garantindo desconto em outro, vender quantidades maiores por preços reduzidos ou estabelecer uma quantidade mínima para aplicação de desconto. É interessante também estudar os produtos que podem render boas vendas ao seu público e assim destacá-los na loja. Vale também montar kits com produtos variados, mas que tenham algum tipo de relação (como, por exemplo, caixa de bombons + barras de chocolate + trufas), e ofertá-los por um preço unitário.

No sistema de gestão da Megasul, por exemplo, você pode configurar suas promoções por período de vigência, quantidade mínima de venda e assim por diante, além da possibilidade de criar diversos kits de vendas com facilidade.

2- Aposte em condições de pagamento diferenciadas

É possível ainda planejar suas vendas para que elas contenham prestações mais flexíveis para o cliente ou estendendo o período para iniciar o pagamento. Se for saudável para as finanças da sua loja, você também pode agradar o cliente retirando algumas taxas de parcelamento. As condições de pagamento (e até mesmo de venda) podem ser configuradas dentro das soluções Megasul, garantindo vendas mais assertivas para o seu negócio e facilitando as operações.

3- Estabeleça benefícios com seu programa de fidelidade

Existem mais alternativas como a concessão de descontos ou diferentes condições de pagamento pela adoção ou apresentação do cartão fidelidade, além de acumular pontos que poderão ser trocados por novas mercadorias mais tarde. A estratégia pode converter novos potenciais clientes e ainda estimular mais compras por clientes já fidelizados. Essa política de fidelização é facilmente implantada com os módulos da Megasul, ajudando no controle e abatimento de pontos entre as filiais também.

4- Ofereça brindes

A distribuição de brindes também podem ser benéficos. Você pode definir um ou mais produtos que garantem um brinde para o cliente na compra, também estimulando ele a permanecer na loja.

Além de todas essas dicas, prepare também sua equipe para fazer o melhor atendimento possível, tanto na comunicação com o cliente quanto nas informações (sobre produtos ou a própria venda) que os atendentes terão que dar e as dúvidas que precisarão tirar. Lembre-se: uma equipe preparada passa segurança e deixa o cliente mais confortável para decidir :)

Encare a jornada com + possibilidades

No final, a maior estratégia é sempre fazer mais pelo seu negócio.

Com as ferramentas certas você sempre tem controle total da sua loja, facilitando o caminho para criar um planejamento muito mais assertivo e que pode ser executado sem complicação.

As soluções da Megasul têm o que é necessário para fazer seu negócio ser notado nesse dia e no ano todo! Gerencie todas as partes da sua loja e execute promoções de diferentes tipos, estabeleça validade, controle condições de venda e pagamento, coordene e implante programas de fidelidade e muito mais. A lista cresce ainda mais, então dá uma conferida em tudo que podemos fazer pela sua loja.